Adicionar ao orçamento

Ainda sem produtos.

Categorias

Fabricantes

Trabalhe na Cinco TIVisite o nosso Blog



Diferença entre Hub e Switch

Utilizados em redes locais para transmitir dados e arquivos entre computadores, o Hub e o Switch são equipamentos fundamentais para quem quer ter mais agilidade e eficiência - seja em uma empresa, uma residência ou um pequeno negócio. Mas afinal qual é a diferença entre Hub e Switch? Confira as principais diferenças entre esses equipamentos e saiba qual escolher para suprir a sua necessidade.

Transmissão de dados: Hub ou Switch?



Hub: Mais antigo e, consequentemente, com menos recursos, o hub não permite a transmissão simultânea de dados entre as máquinas de uma rede. Além disso, ele envia as informações para todos os computadores da rede até que elas cheguem ao seu destino correto.

Switch: De forma geral, o switch pode ser considerado a evolução do hub, e isso fica ainda mais claro quando falamos em transmissão de dados. Um switch não só permite a transmissão de dados simultaneamente entre as máquinas da rede, como também envia as informações diretamente para o computador de destino.

Se seu objetivo é transmissão de dados vá de Switch!

Segurança: Hub ou Switich?



Hub: Justamente por sua forma de transmitir dados, o hub não é o modelo mais seguro - embora apresente segurança em relação aos computadores ligados à rede e aqueles não ligados a ela. No entanto, todas as máquinas dessa rede têm acesso aos dados transmitidos.

Switch: Já o switch conta com funcionalidades para evitar que os dados sejam compartilhados involuntariamente até mesmo entre as máquinas que compõem a rede. Isso traz mais segurança e tranquilidade, especialmente nos casos em que esses são elementos fundamentais, como em grandes empresas, por exemplo.

Se seu objetivo principal não é manter dados em sigilo entre integrantes de uma empresa escolha o Hub, porém se a segurança é algo essencial vá de Switch!

Agilidade: Hub ou Switch?



Hub: Existem modelos de hubs que contam com ótima velocidade de transmissão de dados - no entanto, ela é limitada até certo ponto, devido à forma como o equipamento transmite essas informações. Por outro lado, seu funcionamento mais simples pode ser uma vantagem para quem busca um equipamento mais fácil de ser operado.

Switch: O switch, por sua vez, apresenta maior velocidade e capacidade de transmissão de dados, operando de forma simultânea e oferecendo maior segurança. Mas, claro, isso se traduz em um equipamento mais elaborado e, para algumas pessoas, complicado de se utilizar.

Se praticidade é o que está buscando, o Hub é o equipamento perfeito para você. Porém, se não é um problema um aparelho um pouco mais elaborado em troca de uma agilidade superior, escolha o Switch!

Preço: Hub ou Switch?



Hub: Com suas características mais básicas, o hub é o mais barato dos dois equipamentos, sendo acessível para empresas/usuários com um investimento mais baixo.

Switch: Todas as funcionalidades e os recursos do switch influenciam em seu preço, que costuma ser maior em comparação com o hub - mas que pode compensar pelo custo-benefício.

Quando falamos em preço o Hub é o aparelho mais em conta. Devido as suas funcionalidades mais avançadas, o Switch possui um valor mais elevado.

Uso mais indicado: Hub ou Switch?



Hub: Os hubs são mais indicados para redes simples, sem grande volume de transferência de dados e que não necessitam de segurança extrema.

Switch: Já os switchs trazem mais agilidade e segurança, por isso são perfeitos para redes profissionais e com um tamanho maior.

Se sua empresa é pequena e não existem grandes volumes de dados e que não necessitam de uma segurança mais rígida, o Hub pode suprir as suas necessidades perfeitamente. Porém, se seu caso é o posto disso, recomendamos o Switch!


Tire outras dúvidas sobre Switch: