Adicionar ao orçamento

Ainda sem produtos.

Categorias

Fabricantes

Trabalhe na Cinco TIVisite o nosso Blog

Servidor

Como escolher um servidor?


Se você está buscando por uma forma de conectar os diversos computadores de sua empresa, este é um sinal de que o seu negócio está crescendo. E essa expansão é diretamente proporcional à necessidade de adquirir um servidor de qualidade, que garantirá o desempenho e a segurança que a sua empresa precisa. Quer tirar as suas dúvidas sobre os modelos de servidores e saber como escolher o ideal para você? A Cinco TI explica!

O que é um servidor?

Para explicar de maneira simples, podemos dizer que um servidor é, basicamente, como um computador desktop, só que com configurações e desempenho mais avançados. Um servidor é desenvolvido para operar com diversos usuários conectados, transmitindo informações e fornecendo produtos de software e aplicações a todos que estiverem ligados na rede.

O servidor também pode ser visto como um repositório centralizado de dados, em que os usuários conseguem acessar e compartilhar colaborativamente todos os arquivos, como documentos, imagens etc. Além disso, também há a possibilidade dele ser utilizado para realizar backup automático de dados importantes de um ou mais colaboradores, garantindo um armazenamento seguro, prático e confiável.

De forma geral, existem três tipos de servidores que você pode escolher para a sua empresa, cada um com características e desempenho diferenciados, como você verá abaixo:

Servidor Torre

Os Servidores Torre são equipamentos mais simples, mas também mais flexíveis e silenciosos. São chamados de “Torre” porque possuem formato vertical e ocupam o mesmo espaço de um desktop comum. Por essa razão, tornam-se ideais para empresas que estão iniciando seus negócios e ainda não necessitam de uma solução robusta, ou mesmo para aquelas que possuem espaço mais limitado e precisam centralizar o armazenamento sem dispor de uma sala de dados.

Servidor Rack

Com um formato horizontal, esse modelo de servidor possui poder de computação máximo com design inteligente, que sabe aproveitar os espaços para extrair o máximo dos equipamentos, embora exija mais cuidado e custo de manutenção (quantidade de coolers, por exemplo). Portanto, Servidores Rack são opções ideais para empresas que exigem grande armazenamento interno em seus data centers e buscam um servidor que trabalhe de forma flexível.

Servidor Blade

Esse modelo é indicado para empresas que contam com um número grande de colaboradores e acabam exigindo mais capacidade de processamento ou armazenamento de dados. Os servidores blade oferecem otimização de espaço e recursos, garantindo mais eficiência no processamento e permitindo a execução de aplicações pesadas. Além disso, por serem desenvolvidos em formato de módulo, possibilitam uma expansão ainda mais prática do data center.

Como escolher o modelo certo para a sua empresa

Com tantas opções de modelos e marcas no mercado, definir qual é o servidor mais adequado às necessidades da sua empresa pode ser um tanto complicado. Além das indicações que já demos acima, existem alguns fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher, como, por exemplo, o número de usuários, a quantidade de aplicações e os tipos de serviços que o servidor irá suportar.

De forma geral, aplicações que não exigem muito processamento, como impressão e compartilhamento de arquivos de texto e dados, podem ser executados por servidores com uma configuração mais básica, como o modelo torre. Já aquelas tarefas complexas, que envolvem bancos de dados e de bibliotecas de imagens, por exemplo, precisam de data centers e redes que possam transmitir os dados com mais potência - e para isso, você terá necessidade de servidores mais robustos. Além disso, é importante verificar qual é a redundância de dados que o projeto requer, bem como a capacidade de armazenamento e de processamento exigida pelas aplicações.

Com essas dicas, você já tem o que precisa para escolher um excelente servidor, com desempenho e características que combinam com a sua empresa!


Tire outras dúvidas na FAQ: