Adicionar ao orçamento

Ainda sem produtos.

Categorias

Fabricantes

Trabalhe na Cinco TIVisite o nosso Blog



O que é Cloud Computing?

Embora venha crescendo bastante em popularidade nos últimos anos, ainda é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o que é cloud computing, como utilizar essa tecnologia e, principalmente, quais as vantagens que ela pode oferecer para a sua empresa. De forma geral, a computação em nuvem - em tradução livre - traz mais autonomia, praticidade e ainda reduz os custos com manutenção e investimento de softwares e servidores.

Definição de cloud computing

Embora possua diversos desdobramentos e formas de uso, a computação em nuvem conta com uma definição bastante simples: acessar arquivos e aplicações que ficam armazenados na nuvem (em um ou mais servidores online, ou seja, na própria internet) através de uma conexão com a web.

Portanto, de forma resumida, cloud computing é acessar arquivos, plataformas, bases de dados, executar softwares e Sistemas Operacionais (SOs), gerir infraestrutura, utilizar máquinas virtuais - e muito mais - diretamente da internet, sem que arquivos e aplicações precisem estar armazenados no computador, ou em um servidor de rede interna.

Dessa maneira, é possível contar com um espaço de armazenamento virtualmente infinito, baixar e subir arquivos em/de diversos dispositivos diferentes (empresariais ou, quando necessário, pessoais), e executar softwares sem que estejam instalados na máquina, entre outras funções.

Utilizações de cloud computing

Existente com eficiência desde o final da década de 90 e início dos anos 2000, a computação em nuvem se baseia em conexões estáveis e rápidas com a web para executar uma série de tarefas - desde aquelas mais propícias para o uso doméstico, até aquelas que auxiliam no cotidiano de uma empresa, como CRMs que funcionam na nuvem.

Embora possa parecer uma tecnologia recente, o cloud computing já está por trás de alguns serviços e empresas bem conhecidos, como e-mails (até mesmo o Gmail), streamings online (YouTube e Netflix, por exemplo), e sites de armazenamento e compartilhamento de arquivos (Dropbox, Google Drive, entre outros).

Além de acesso e streaming de arquivos, atualmente a computação em nuvem também permite a criação de dados através da utilização online de aplicativos. Existem desde aqueles mais básicos, como os voltados para produção de arquivos de textos e de tabelas, até mesmo outros mais cheios de recursos, como softwares para edição de imagens. No entanto, é sempre importante lembrar que o cloud computing precisa essencialmente de uma conexão com a internet, e quanto mais desenvolvido o aplicativo e pesado o arquivo que se está editando/criando, maior deve ser a banda dessa conexão.

Vantagens de utilizar a cloud computing

As principais vantagens dessa tecnologia são a versatilidade, a facilidade e a redução de custos. Isso porque, com a computação em nuvem, sua empresa pode ter muito mais agilidade, uma vez que arquivos, aplicativos e até o gerenciamento da rede podem ser executados a partir de qualquer máquina, desde que haja uma conexão com a web.

A computação na nuvem também permite que os usuários acessem os serviços disponíveis através de diferentes dispositivos - computadores, notebooks, tablets, smartphones -, oferecendo mais mobilidade e praticidade no dia a dia.

Além de trazer mais autonomia para os colaboradores da empresa, isso economiza tempo e investimento com relação à manutenção de máquinas e de softwares e, também, com a infraestrutura de hardware de rede - que fica a cargo de quem está fornecendo o serviço de cloud computing, seja para armazenamento de arquivos ou execução de aplicações.


Tire outras dúvidas na FAQ: