Adicionar ao orçamento

Ainda sem produtos.

Categorias

Fabricantes

Trabalhe na Cinco TIVisite o nosso Blog


Qual o melhor processador de notebook?


Componente fundamental em todo computador, o processador é o “cérebro” da máquina, responsável por realizar os cálculos e processos necessários para executar softwares e funções com agilidade e eficiência. Encontrar o modelo ideal desse componente é essencial, portanto, confira algumas dicas para decidir qual o melhor processador de notebook para você.

Atenção com o perfil de uso

Assim como a maioria das outras configurações de um computador, o processador também deve se adequar ao perfil de uso que você fará do notebook. Tendo bem definida qual é a sua necessidade de velocidade e capacidade de processamento, você terá mais facilidade em adquirir o chip com o melhor custo-benefício, levando em conta o preço e a eficiência para executar as suas tarefas.
Caso você pretenda utilizar a máquina para executar tarefas mais simples, como navegar na web, produzir documentos de texto e planilhas, usar softwares de execução de mídia (música e vídeo) e outras atividades mais básicas, não há necessidade de adquirir um processador top de linha - que geralmente demanda um investimento maior.

Já se o seu notebook será usado para trabalhar - especialmente com atividades que demandem a utilização de softwares mais pesados -, jogar games de última geração, editar imagens e vídeos, entre outras atividades que costumam exigir maior capacidade e velocidade no processamento de dados, então um processador mais potente é uma necessidade.

Velocidade de clock, número de núcleos e cache

Para mensurar a capacidade de um processador, é importante ter atenção com três características do chip: velocidade de clock, número de núcleos e capacidade de cache. É comum considerar apenas a velocidade como algo que influencie o rendimento do processador (quanto maior a velocidade, melhor o modelo), no entanto, o número de núcleos de processamento e a capacidade de armazenamento de dados do cache também têm importância quando o assunto é a qualidade de um processador.

Por exemplo, um modelo com apenas dois núcleos e velocidade de 3,20 GHz será menos potente do que outro com quatro núcleos e 2,80 GHz - mesmo com a velocidade mais baixa. Portanto, tenha atenção com o número de núcleos e procure sempre o melhor equilíbrio entre esse aspecto, a velocidade e, claro, a performance que você precisa com o preço mais acessível.

Principais marcas

Apostas seguras ao procurar pelo melhor processador de notebook são as marcas mais reconhecidas do segmento: Intel e AMD. De forma geral, a primeira é conhecida por produzir modelos mais versáteis, servindo para múltiplas tarefas, tanto do cotidiano, quanto de atividades profissionais; os processadores da AMD, por outro lado, têm foco no potencial gráfico, pois contam com uma placa de vídeo integrada mais robusta.


Tire outras dúvidas sobre Notebook: